X

Entre em contato com o Instituto

Envie sua dúvida, sugestão ou contato utilizando o formulário. Responderemos em breve.

Telefone: (11) 97173-6262

ENVIAR

Notícias

Instituto Próxima Geração completa primeiro ano e cria 24 novas vagas


01/10/2019 às 17:24

São Paulo (SP) - Ao fechar seu primeiro ciclo de trabalho ao final de setembro, o Instituto Próxima Geração promoverá um crescimento de quase 30% no número de vagas no seu programa Próximos Campeões, que tem por meta introduzir crianças e adolescentes de 8 a 18 anos na prática do tênis.

O IPG trabalha hoje com 90 alunos em dois turnos e abrirá 24 vagas para o período matutino. Os interessados devem comparecer pessoalmente à sede do Instituto, à avenida Padre Tiago Alberione, 13, Parque dos Príncipes, Zona Oeste, entre 9 e 16 horas, de segunda a sexta da próxima semana, tendo em mãos comprovante de que está regularmente matriculado em instituição de ensino.

"O sucesso do programa Próximos Campeões nos surpreende a cada dia", revela o ex-profissional Mauro Menezes, um dos idealizadores do Instituto. "Há um ano, quando foi lançado, já tivemos de aumentar o projeto inicial em 20% devido à incrível demanda gerada pelo Festival de Tênis que realizamos semanas antes, que atraiu 1.300 escolares". O projeto social integra desde seu nascimento a plataforma da BV Esportes. A BV é a marca de varejo do Banco Votorantim.

"A frequência média dos alunos às aulas de tênis supera os 90% e foi totalmente inesperado ver que quase metade dos inscritos eram meninas, o que foge muito do perfil tradicional do tênis brasileiro", explica Douglas Santana, outro coordenador do Instituto. "Fazemos um acompanhamento mensal do desempenho escolar de cada criança, que é uma obrigação para os que estão no programa, e ficou evidente o progresso que eles tiveram".

Ao completar seu primeiro ano de atividade, o Instituto contabiliza 968 aulas de tênis oferecidas, além de 132 voltadas para o treinamento competitivo, que se somam a outras 600 dedicadas ao preparo físico. "Temos uma nutricionista, que identificou no início do trabalho que 55% das crianças estavam fora do IMC (Índice de Massa Corporal) ideal. Com orientações e um lanche oferecido todos dias, o quadro mudou radicalmente e hoje 79% estão dentro do IMC", revela Menezes.

Os participantes também são acompanhados por uma psicóloga, têm aulas de Inglês, passaram por seções de fisioterapia preventiva, fizeram curso de arbitragem voltado ao tênis e participaram de palestra sobre educação financeira. "O objetivo é ampliar o leque de oportunidade e conhecimento, sem focar em formação de jogadores de tênis profissionais", enfatiza Santana. Ainda assim, o braço competitivo do IPG já revela excelentes tenistas, com resultados surpreendentes. "Para se ter uma ideia, no momento três dos nossos garotos ocupam a posição número 1 do ranking estadual, e esse sucesso serve de exemplo e estímulo para as demais crianças do projeto social".

A importância do estudo também tem sido enfatizada. O grupo recebe constantes visitas de atletas universitários que estão estudando e jogando fora do Brasil, com o intuito de mostrar o quanto o tênis pode abrir portas, principalmente em uma universidade norte-americana. "Estamos vivenciando algo muito positivo e rico na questão da autoconfiança das crianças, já que elas têm percebido que sua melhoria técnica e física traz reflexos muito significativos na vida escolar e familiar, consequentemente lhes oferecendo maior poder para lidar com as dificuldades e desafios que o mundo oferece", conta Menezes.

A meta do Instituto para o período 2020-2021 é dobrar o número de crianças atendidas para 200, maximizando a excelente estrutura que mantém na academia Leal Double, com quatro quadras cobertas de tênis. " A família das crianças tem sido uma importante aliada. Os pais participam com frequência das atividades e dão grande suporte", lembra Santana.

"Este primeiro ano foi incrível", comemoram os idealizadores do IPG. "Começamos com muita vontade mas também com incertezas e em pouco tempo sentimos o poder de transformação social que o esporte tem. Estamos mudando vidas".

O Instituto Próxima Geração é um projeto social realizado em parceria com a BV, marca de Varejo do Banco Votorantim, e apoio da Wilson.