X

Entre em contato com o Instituto

Envie sua dúvida, sugestão ou contato utilizando o formulário. Responderemos em breve.

Telefone: (11) 97173-6262

ENVIAR

Notícias

IPG completa 3 anos e festeja sucesso do Tênis 360º


01/10/2021 às 17:20

São Paulo (SP) - O Instituto Próxima Geração está em festa. Criado no dia 1º de outubro de 2018 pelo ex-profissional Mauro Menezes, o IPG se solidificou em apenas três anos e, através de uma metodologia própria, atinge números relevantes de progresso de seus alunos-atletas nas áreas básicas: esporte, educação e nutrição.

"Começamos o programa Próximos Campeões, que utiliza o tênis como ferramenta de inclusão social, com 64 estudantes e praticamente dobramos de tamanho, já que entramos em 2021 com 120 crianças", destaca Menezes. "São três anos de uma história linda e de sucesso. Temos uma equipe multidisciplinar fantástica. Além do trabalho especializado de quadra, integramos ao time nutricionista, psicóloga, preparador físico".

O Tênis 360º propõe enxergar a criança não somente na parte técnica e tática, mas olhar também a humana. "Ao longo dos 30 anos de experiência do Mauro e dos três anos do Instituto, desenvolvemos uma metodologia que incentiva a educação, acompanha o histórico escolar, preza a parte nutricional e emocional, ou seja, busca uma visão a longo prazo de cada aluno-atleta", explica o coordenador Douglas Santana.

O IPG oferece cursos profissionalizantes dentro e fora do tênis, aulas de inglês e até de orientação financeira. "O desafio é fornecer grandes possibilidades e gerar o máximo de oportunidades", enfatiza Menezes. "Um dos exemplos mais impactantes da filosofia 360 graus foi ver a melhora do índice de massa corporal. Em 2018, 41% das crianças estavam abaixo do desejável, fator que despencou para 12% no ano seguinte e hoje caiu para 5%".

Superação de desafios
O sucesso do IPG é evidente também com a raquete na mão. "Já conquistamos 200 títulos em nível estadual e nacional pelo grupo de alto rendimento, mas não menos relevante é o fato de que o índice de evasão escolar da nossa garotada é zero ao longo desse tempo todo", contabiliza Santana.

Uma das integrantes dessa área competitiva é Fernanda Lopes Barbosa, de 14 anos, que começou no educacional sem qualquer histórico anterior com o tênis e subiu rapidamente para o alto rendimento: "Minha mãe trabalhava na lanchonete da academia e eu ficava lá, vendo as pessoas batendo bola. Foi aí que começou o IPG, entrei no grupo de iniciantes e três anos depois me tornei a primeira a evoluir para o alto rendimento", conta. "Foi uma oportunidade e tanto que mudou minha vida e só posso agradecer a todos que vêm batalhando no Instituto para oferecer isso às crianças".

Já para Cícera Janaína Silva, que tem dois filhos no Próximos Campeões, o surgimento do Instituto foi valioso por questões médicas. "Foi o tênis, os treinamentos, os exercícios que ajudaram meu filho a se livrar de uma cirurgia na coluna", revela. "Só a gente sabe como é gratificante uma coisa dessas, a maneira que o tênis e o esporte contribuíram com o tratamento. Sou grata todos os dias pelo trabalho do IPG".

Entre tanto saldo positivo, o IPG também se tornou apto a trabalhar com as leis de incentivo ao esporte, aumentou a base de apoiadores e se prepara para subir mais um degrau em 2022, na promoção de seu primeiro torneio internacional de nível ITF. "Superamos a pandemia de forma madura e consciente, com muito empenho e compreensão dos alunos e pais, e a retomada dos treinamentos presenciais hoje é um verdadeiro sonho", afirma Menezes. "Temos de agradecer muito aos nossos patrocinadores e apoiadores, aos amigos pessoais que fazem doação. Vamos jogar, viva o tênis!"

Tiago Soares, Gerente de Marketing e Sustentabilidade do banco BV, cumprimentou o Instituto pela data: “Em três anos o Próxima Geração realizou diversas ações que impactaram diretamente a vida de centenas de pessoas. Desde as aulas para as crianças até a ajuda no pior momento da pandemia, o banco sempre esteve ao lado do projeto que é um de nossos primeiros parceiros no esporte. É com prazer que vemos Mauro, Douglas e toda equipe prosperarem e completarem essa data marcante. Que venham muitos mais anos pela frente fazendo a diferença na vida das pessoas”.

O Instituto Próxima Geração é um projeto social realizado em parceria com o banco BV, do Grupo GPS e da Klabin, com apoio da Wilson, através da Lei de incentivo ao Esporte, Secretaria Especial do Esporte e Ministério da Cidadania.